Setor de tratamentos de superfície prevê recuperação do mercado em 2018


16º Ebrats vai reunir empresas para discutir as inovações do segmento e mostrar ao mercado suas novidades.


São Paulo, julho de 2018 – Em setembro, a ABTS, em parceria com a Cipa Fiera Milano,realiza o 16º Ebrats (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície),em São Paulo, com objetivo de debater saídas para o setor de tratamentos de superfícieque movimenta entre US$ 55 milhões e US$ 65 milhões ao ano em processos, e apresentar as novidades tecnológicas.“Isso desperta maior interesse dos fornecedores, prestadores de serviços relacionados à nossa área. Assim como das empresas usuárias, que vão desde fabricantes de parafuso até os de placas de circuito impresso”, afirma o diretor geral da Anion MacDermide presidente da ABTS, Airi Zanini.

E o interesse pelo Ebrats é grande. Até o momento já foram comercializados 80% dos estandes para empresas dos setores de matéria prima, produtos químicos e equipamentos, sendo que empresas chinesas estarão pela primeira vez na feira.

Zanini afirma, inclusive, que a Anion MacDermid estará na feira com produtos focados na necessidade do mercado, que são qualidade, meio ambiente, custo-benefício e produtividade. “Estamos atentos aos maiores clientes do setor, que são a indústria automobilística e o mercado da construção civil, bastante sustentáveis no que diz respeito a tratamentos de superfície e também oferecem as tendências que precisamos seguir”, explica.

Outro importante player deste setor, a Umicore apresentará uma proposta de logística reversa. “Um dos pilares do negócio é a questão da sustentabilidade. Como nessa área galvânica, onde trabalhamos, é bastante comum processos cianídricos e com metais pesados, buscamos formas de eliminá-los na cadeia, oferecendo soluções para o cliente nas quais ficamos responsáveis pela reciclagem do produto. Ou seja, você vende o produto e garante a reciclagem principalmente dos metais preciosos, um ciclo fechado, onde o meio ambiente não será afetado”, afirma Rubens Carlos Filho, gerente comercial da empresa.

Na avaliação de Douglas de Brito Bandeira, responsável pelo setor de vendas ao cliente da HSO Dicolloy do Brasil, também expositora do Ebrats, diz que o mercado de tratamentos de superfície é impactado sempre que há uma instabilidade na economia. “Nossos principais clientes são a indústria automotiva e a construção civil, que são atingidos em qualquer crise”, lembra. “Mas projetamos uma melhora espontânea nas vendas no próximo período.”

Estratégia de sobrevivência

O gerente comercial da Umicore, Rubens Carlos Filho, que está na coordenação do Ebrats 2018, lembra que uma estratégia, definida há três anos, durante a 15ª edição da feira, garantiu a realização do evento este ano. “Tomamos a decisão de realizar a feira em conjunto com outros dois segmentos: de alumínio, com a Fesqua (Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes), e de tintas, com a Feitintas (Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos). Isso agregou valor ao Ebrats em razão da sinergia dos três eventos”.

O executivo ressalta que o Ebrats também oferece especialização para os visitantes. “Nós, como associação, damos nossa contribuição através de cursos que oferecemos para todo esse universo com o qual estamos falando, fazendo um upgrade nas carreiras. Esse apoio técnico ajuda a fomentar o desenvolvimento profissional do mercado”.

Uma outra forma de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias aqui no Brasil é a exposição e apresentação de trabalhos inéditos de congressistas, de cunho técnico científico,que implantadas pela indústria, podem reduzir custos e tornar os processos menos agressivos para o meio ambiente. Este ano, segundo Carlos Filho, foram inscritos 32 trabalhos, sendo 26 selecionados. “Formamos uma comissão de especialistas que lêem os resumos dos trabalhos e fazem a seleção com critérios que vão da preocupação com o meio ambiente até o menor custo de produção e a sustentabilidade”.

Eventos simultâneos

Os organizadores esperam receber cerca de 40 mil profissionais do setor e mais de 700 marcas expositoras considerando as três feiras.

16º Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície – www.ebrats.com.br
12ª Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes – www.fesqua.com.br
11ª Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos – www.feitintas.com.br

Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1.5 – São Paulo/SP

Credenciamento Imprensa – O credenciamento poderá ser feito diretamente com a equipe da 2PRÓ Comunicação até 11 de setembro. Para efetuar o credenciamento, jornalistas, assessores e mídias sociais deverão enviar e-mail para fieramilano@2pro.com.brcom as seguintes informações: nome completo, nome da mídia ou da assessoria/cliente para o qual fará a cobertura, e-mail e telefones de contato (fixo e celular).

Sobre a CIPA Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes,tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp Fisst, Fesqua, Ecoenergy, Reatech, Ebrats e Fesqua.

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9402
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br