Novidades no tratamento de superfícies protegem pessoas e meio ambiente da intoxicação por metais pesados


Expositores do Ebrats apresentam soluções sem a presença de metais pesados em bijuterias e semijóias, assim como tintas anticorrosivas que não comprometem a saúde durante o manuseio e aplicação.


São Paulo, agosto de 2018 – O excesso de metais pesados no organismo pode causar diversas doenças ao ser humano e contaminação ao meio ambiente.Por isso, entidades regulamentadoras criam e atualizam normas que controlam a quantidade destas substâncias presentes em objetos e soluções químicas. No Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície,empresas fornecedoras de matéria-prima, produtos químicos e equipamentos vão apresentar novas tecnologias e soluções para o setor que visam exatamente o controle destes metais.

O Ebrats é realizado pela ABTS – Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície em parceria com a Cipa Fiera Milano, de 12 a 15 de setembro, no São Paulo Expo.

Produto único no Brasil, a Tinta Anticorrosiva Oxy Primer da Aquarius Comexé usada há mais de 30 anos na famosa ponte Golden Gate, em São Francisco. “Totalmente atóxico, o produto minimiza danos ambientais e não traz riscos à saúde durante o manuseio na recuperação de superfícies de ferro e aço enferrujadas”, conta Thiago Aguiar, diretor da empresa que participa pela primeira vez do evento.

Com tecnologia “três em um”, a composição é uma solução de tinta de fundo fosfatizante e conversor de ferrugem à base de água suficiente para preparar e recuperar superfícies enferrujadas sem necessidade de jateamento abrasivo, que além de ter um alto custo, também agride a saúde e a natureza. Importado dos Estados Unidos, age em 48 horas e dispensa tratamentos adicionais, permitindo que qualquer cor desejada seja aplicada na superfície recuperada.

Já o banho de ouro da Electrochemical,referência Electro1418 de tonalidade rosada, padrão 3N da norma DIN, é totalmente isento de cádmio e destinado à produção de artigos decorativos, sobretudo, semijóias e bijuterias finas, capaz de produzir depósitos de ouro com liga de cobre entre 14 e 18 quilates, totalmente brilhantes e nivelados, resistentes à corrosão, abrasão e ao embasamento, mesmo em espessuras de camada, acima de 5 microns.

Tais acessórios quando produzidos com banhos que apresentam cádmio em suas formulações, geram impactos negativos, pois são capazes de desencadear disfunções renais e hepáticas, em  adultos e crianças, que vierem a fazer uso destes artigos. “O banho Electro 1418 é o primeiro banho do gênero, testado e aprovado no Brasil, a atender a Portaria Nº 43 do Inmetro, que exige a isenção de metais pesados como o cádmio”, esclarece Jeferson Matroniani, gerente de vendas da empresa.

Dezenas de outros expositores estão confirmados no Ebrats, que ocorresimultaneamente à Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias e à Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos. As três feiras devem somar 400 expositores com expectativa de receber em torno de 40 mil visitantes altamente qualificados.

Serviço:

16º EBRATS – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície – www.ebrats.com.br
12ª FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias – www.fesqua.com.br
11ª FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos – www.feitintas.com.br

Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1.5 – São Paulo/SP

Credenciamento Imprensa – O credenciamento poderá ser feito diretamente com a equipe da 2PRÓ Comunicação até 11 de setembro. Para efetuar o credenciamento, jornalistas, assessores e mídias sociais deverão enviar e-mail para fieramilano@2pro.com.brcom as seguintes informações: nome completo, nome da mídia ou da assessoria/cliente para o qual fará a cobertura, e-mail e telefones de contato (fixo e celular).

Sobre a CIPA Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes,tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp Fisst, Fesqua, Ecoenergy, Reatech, Ebrats e Fesqua.

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9402
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br