BALANÇO – EBRATS 2018 reforça importância do segmento para todo tipo de indústria


Abrangendo diversos setores da economia, encontro reuniu profissionais de setores como o automobilístico, construção civil, eletrodomésticos, óleo & gás, decoração, entre outros.


São Paulo, setembro de 2018 – O pré-tratamento, acabamento e outros processos industriais para superfícies são de extrema importância para diversos setores da economia, movimentando entre US$ 55 milhões e US$ 65 milhões ao ano em processos. A prova disso está no sucesso da realização do 16º EBRATS – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície, que aconteceu de 12 a 15 de setembro, no São Paulo Expo. O evento atraiu 45 mil visitantes, em conjunto com a Fesqua (12ª Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) e a Feitintas (11ª Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos), que puderam conhecer os lançamentos e inovações em produtos e serviços de 100 expositores.

“O Ebrats, a partir desta edição passa a ser realizado a cada dois anos, junto com Feitintas e Fesqua”, antecipou o presidente da ABTS (Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície), Airi Zanini. A Associação é a realizadora do evento, promovido pela Cipa Fiera Milano.

Para Zanini, “a ideia de realizar as três feiras ao mesmo tempo foi fantástica”. “Além de aumentar o interesse das pessoas, também fez com que expositores de uma feira se tornassem visitantes e até compradores das outras. A sinergia foi perfeita”. Zanini lembrou ainda que, devido ao novo formato, diversos expositores da Fesqua têm  ligação direta com o tratamento de superfície. “Era essa interação que imaginávamos quando idealizamos essa união”, garante Zanini.

 “Os representantes desses três segmentos acreditaram no potencial dessa combinação – e fica evidente que ela foi vitoriosa. Ao final desses quatro dias de encontros, atualização profissional e negócios, estamos felizes com o resultado. A sinergia entre essas indústrias é um sinal claro da retomada que já começou na economia nacional”, acredita Rimantas Sipas, diretor comercial da Cipa Fiera Milano, promotora do vento.

A integração das três feiras foi um ponto marcante e positivo, retratado nos depoimentos de vários expositores. Um dos exemplos é J. R. Perdigão, gerente de Processos da Dileta. “Participamos do encontro desde a primeira edição porque a feira sempre foi muito positiva para a divulgação de produtos. Neste ano, o diferencial foi o fato de ter se juntado a outras duas feiras, o que contribuiu para atrair um público ainda maior. Também sentimos um otimismo maior de todos os envolvidos em relação ao mercado”.

“Quando feiras do mesmo segmento se unem, há uma potencialização de informações e de oportunidades – acredita Mario Ogata, gerente comercial da Metalloys & Chemicals – e o EBRATS é importante porque, a cada três anos, permite estreitar os relacionamentos com clientes, fornecedores, fabricantes e distribuidores, além de mostrar produtos para quem ainda não os conhece.

“Este é o maior encontro técnico e comercial do setor na América Latina. Garante um amplo intercâmbio de tecnologia e de informações, porque estão presentes os principais players do mercado. Nesta edição, foi uma grande ideia fazer três feiras simultâneas. Gerou uma visitação espetacular, fatores que contribuem para reenergizar o mercado”, diz o gerente comercial Rubens Carlos S. Filho, da Umicore.

O espaço propício para networking foi o comentário de Iolanda Marques, diretora da Holiverbrass. “Temos clientes em todo o Brasil e em países como Colômbia, Argentina e Chile, e esta é a oportunidade de encontrar os antigos e de fazer novos. A novidade deste ano, a junção com outras duas feiras, foi uma ideia muito boa. Acabamos descobrindo até clientes que já eram de outras feiras e não sabíamos. Nossa expectativa com a feira é positiva e vimos esse otimismo por aqui. Está na hora de o setor reagir”.

Ela dividiu opinião com Domingos Spinelli, superintendente regional da Coventya. “O EBRATS reforça a imagem positiva da empresa, além de oferecer espaço para divulgar nossas inovações. O evento permite uma verdadeira confraternização com os clientes, e a junção com as outras duas feiras permitiu o aumento do fluxo de pessoas”, comenta Domingos Spinelli, superintendente regional da empresa.

Durante o evento, químicos, engenheiros, técnicos, laboratoristas, pesquisadores, fabricantes de produtos químicos e fornecedores de equipamentos de produção, controle e ensaio de tratamento de todo o país e da América Latina tiveram acesso a mais de 10 cursos técnicos, que incluíram temas como Novas especificações de corrosão na indústria automobilística, Sustentabilidade do negócio e Aplicações em alumínio.

 A próxima edição do Ebrats acontece de 16 a 19 de setembro de 2020, no São Paulo Expo.


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes,tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e EBRATS.


Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe:fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11)3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br